0

Aprenda este pequeno truque que permite a visualização do Infra vermelho de um controle remoto


Nossos olhos são capazes de enxergar apenas uma pequena faixa de radiação existente neste mundão de meu Deus, esta pequena faixa de radiação é chamada de luz visível, dãhh!
Existem  outras faixas de radiação, como o infravermelho, ondas de rádio, o ultravioleta, raios X e Gama (Veja a imagem abaixo).

Este vídeo mostra como enxergar a radiação infravermelha, usada nos controles remotos (eles não funcionam com mágica!, por isso precisam de pilhas).
As câmeras digitais possuem um sensor que transforma a luz em impulsos elétricos, estes sensores são conhecidos como CCD (charge-coupled device). Estes dispositivos captam a luz visível e a transforma em sinais elétricos, que são processados para criar a imagem. Além da luz visível, estes sensores são capazes de captar ("enxergar") o infravermelho próximo e processar o sinal como se fosse luz visível. Por isso é possível enxergar o infravermelho de um controle remoto usando uma câmera digital. É muito útil para saber se o controle está funcionando ou não!
Existem câmeras especiais, que enxergam somente o infravermelho, são conhecidas como câmeras de calor, desta forma elas enxergam mesmo a noite, pois os corpos aquecidos emitem radiação infravermelha. Veja o vídeo abaixo, um exemplo!

Postar um comentário

 
Top