0


No post Gelo Inflamável foi mostrado um vídeo onde pedras de gelo pegavam fogo. Na verdade não era gelo puro, estava misturado com uma substância chamada carbeto de cálcio, que em contato com a água libera um gás combustível, o acetileno.
O carbeto de cálcio é um sólido bastante duro, assemelha-se a uma pedra, contudo não é natural, não existe na natureza uma pedra, rocha ou mineral chamado carbeto de cálcio.
Este "é produzido industrialmente em um forno de arco elétrico carregado com uma mistura de cal e carvão a aproximadamente 2000 °C. Este método não tem sido mudado desde sua invenção em 1888:
CaO + 3C → CaC2 + CO"
Neste vídeo o manual do mundo mostra a reação entre o carbeto de cálcio e a água, com a liberação do gás acetileno como produto.
Mostra também os diversos usos do carbeto de cálcio, conhecido popularmente como carbureto. Dentre os usos existe um curioso, o acetileno é usado para acelerar o amadurecimento da banana e de diversas outras frutas. Isto acontece pois o amadurecimento das frutas e desencadeado por um primo do acetileno, o etileno, liberado naturalmente pelas frutas. Dessa forma o acetileno funciona como um hormônio sintético durante o amadurecimento artificial das frutas. O acetileno pode ser usado também como um indutor da floração de abacaxis, para garantir que os pés de abacaxi vão produzir todos na mesma época.

Postar um comentário

 
Top