1

Einstein ficou famoso pela teoria da relatividade. Depois dele, a frase "tudo é relativo" foi incorporada aos mais diversos diálogos. Mas o que ela realmente significa?
Para descrevermos um fenômeno temos que adotar um referencial, um ponto no espaço, um lugar, fixo ou não, de onde esse fenômeno está sendo observado.
Um policial pode medir a velocidade de um carro que passa por uma rodovia usando um radar fixo no acostamento. Se imaginarmos o contrário, se uma pessoa com um radar dentro de um carro em movimento, apontar o equipamento para o policial no acostamento, irá medir a velocidade do policial em relação ao carro.
Dessa forma podemos dizer que o carro está em movimento com relação ao policial, fixo em um ponto no acostamento, ou que o policial, e aquele ponto onde ele se encontra, está em movimento com relação ao carro.
Ficou um pouco complicado né! depois penso em uma forma mais clara para descrever a situação.
O que Einstein fez foi ampliar o principio clássico da relatividade, e provar que a unica constância é a velocidade da luz, no mais tudo é relativo, depende do ponto onde estou observando o fenômeno.
Esse bla bla bla todo é para falar do vídeo acima, onde uma câmera é acoplada a um bambolê, dessa forma temos acesso ao referencial de um ponto do bambolê, o que é muito interessante!

Postar um comentário

BioCiências com o Prof. Flávio Lopes disse... 9 de julho de 2011 às 22:30

Olá, ótimo blog, estou utlizando alguns experimentos com meus alunos. Tenho um blog sobre Biologia e gostaria que você divulgasse meu blog, já estou divulgando o seu. O blog é o Amo Biologia e o endereço é: www.flaviobiologo.blogspot.com. Confira e se você gostar por favor divulgue.
Abraços

 
Top