4

No primeiro post, poderes paranormais, mostrei um vídeo onde um bonequinho de papel ganhava vida e começava a pular. Nesta ocasião mostro um vídeo do mesmo autor, o prof. Manuel Díaz Escalera, autor do blog FQ – Experimentos, onde poderes paranormais parecem se manifestar novamente. Quem viu a explicação do primeiro vídeo provavelmente já sabe o que está acontecendo.
Como dito anteriormente, a TV que usa tubo de imagem fica com sua tela carregada eletricamente. As imagens são produzidas pela colisão de elétrons acelerados contra pontinhos que formam os pixels.
Essa eletricidade estática da tela é capturada pelo papel alumínio e conduzida à primeira lata. Sabendo que um corpo neutro é atraído por um corpo carregado pelo processo de indução e corpos com cargas iguais se repelem, temos as seguintes etapas:
A bolinha é atraída pela primeira lata e é carregada.
Como cargas iguais se repelem ela é repelida e entra em contato com a segunda lata.
A segunda lata fica carregada e repele a bolinha que encosta na primeira lata.
A bolinha metálica transfere a carga da primeira lata para a segunda e essa estória se repete até que as duas latas estejam com a mesma carga. Para começar o movimento novamente basta descarregar a segunda lata encostando o dedo nela.

Postar um comentário

Unknown disse... 13 de março de 2013 às 09:40

Gostaria de saber se o choque nesse experiemnte oferece algum risco

Unknown disse... 13 de março de 2013 às 09:41

Ola estou fazendo alguns experimentos de eletrostatica e gostaria de saber se esse experimento oferece algum risco para quem manuseia

Ciência Tube disse... 14 de março de 2013 às 21:38

A princípio não apresenta nenhum risco, contudo entre em contato com o autor do vídeo para mais esclarecimentos. Se não tiver certeza do que está fazendo e ficar inseguro não faça! Esta é uma boa pratica quando se realiza experimentos envolvendo eletricidade. Abraços

Unknown disse... 24 de setembro de 2013 às 19:22

Ola, vi o experimento anterior feito com os bonequinhos de papel etc, e achei bem interessante para um trabalho de fisica que tenho que apresentar em video, porem, naquele e nesse video, vejo que tem um fio preto, alguma coisa que naõ sei rs, gostaria de saber que fio é, onde arrumo, e se no experimento anterio ele fica apenas embaixo do papel aluminio que estava na tv e em baixo do papel aluminio em baixo da travessinha, o trabalho é pra ontem rs, entao torço por uma resposta o quanto antes.
Obrigada!
Juliene.

 
Top