1


Essa animação mostra como a magnetosfera (escudo formado pelo campo magnético da terra) desvia as partículas carregadas provenientes de tempestades solares para os pólos terrestres, onde o campo é mais intenso. Quando as partículas atingem a atmosfera elas ionizam o ar, o que provoca a aurora boreal no pólo norte e a aurora austral no pólo sul.
A origem do campo magnético da terra é pouco conhecida. A teoria que melhor descreve seu comportamento é a do geodínamo, um dínamo auto- induzido gerado pela rotação diferencial do núcleo externo de ferro liquido que a terra possui.
O campo magnético da terra não é estático. Ele se move, e já aconteceram várias inversões ao longo do tempo geológico.
Hoje os pólos magnéticos da terra se encontram um pouco afastados do norte geográfico e para se orientar é preciso fazer uma correção que no sudeste do Brasil é de 23°.

Postar um comentário

Souza Madeira disse... 5 de fevereiro de 2012 às 20:26

Este trabalho está muito bem feito. Hoje, 5-2-2012, assisti programa na TV (NET) tratando justamente do assunto. E mostra o tema da mesma forma. Fala, inclusive, da inversão das cargas dos polos, uma possibilidade iminente, de consequências alarmantes para o futuro da humanidade.Ocorrendo essa inversão, o escudo protetor sofre(rá) grande transformação, reduzindo-se sua capacidade protetora, ou até sendo interrompida de que precisamos contra as imensas cargas eletromagnéticas vindas do Sol.

 
Top